Olá amigos do Canil, hoje vou fazer alguns pareceres meus sobre smartphones.
As pessoas que acompanham meu canal no Youtube devem ter percebido que há bem tempo não posto novos vídeos. Isso é por que eu estava sem câmera para filmar. Para poder continuar as filmagens resolvi comprar uma smartphone, visto que câmeras boas são caríssimas, e câmeras sem procedência estragam em poucos meses.
Então fui pensar qual smartphone comprar. Precisava de algo barato mas que filmasse pelo menos com resolução e qualidade razoáveis. As melhores câmeras que já vi são as da samsung, porém comprar um celular samsung novo sai caro, as versões baratas têm câmeras bem limitadas e os usados com câmeras boas sofrem da "síndrome de android" que é o que quero abordar aqui.
Os celulares com Android são muito atraentes, têm uma interface amigável, fácil de mexer e bonita, atualmente é o sistema operacional que mais possui aplicativos para instalar, são inúmeros softwares e jogos disponíveis, quase tanto quanto um computador com Windows. A performance dos aparelhos com Android é excelente quando você compra um modelo atual, porém, quando o modelo já pega uma certa idade, começa o que eu chamei aqui de "síndrome do android".
O sistema Android está constantemente atualizando as várias aplicações de sistema e adicionais que veem com ele, além do fato de não poder desinstalar aplicativos inúteis, as constantes atualizações, sempre veem com uma sobrecarga maior sobre o hardware, e quase sempre sem benefício algum.
Alguma aplicações é possível não atualizar mas as que mais pesam sempre atualizam, e a performance do aparelho vai só decaindo com o tempo, uma vez conectado, mais cedo ou mais tarde as atualizações serão feitas, mesmo sem que você queira, e isto é feito propositalmente para alimentar a máquina do mercado.
Um bom celular Samsung com Android, geralmente tem hardware que o atenderia por bons anos, rodando tudo que você precisa, mas eles não querem que você fique anos com o mesmo aparelho, por isso estas atualizações servem majoritariamente para tornar seu aparelho obsoleto, ainda que o seu hardware seja competitivo aos aparelhos atuais, visto que cada aparelho vem com uma versão do android que causará este efeito de obsoletidão de acordo com a vontade do fabricante. Por isso, se vê aparelhos antigos com hardwares melhores que aparelhos novos mais baratos que porém têm performance muito inferior uma vez que o seu Android fica todo atualizado.
Pensando em fugir disso, resolvi testar um Nokia, que vem com Windows Phone. Foi um risco pois, quase todo o mercado é dominado no Brasil pelo menos por aparelhos com Android, logo a chance de não ter um replertorio sequer satisfatório de aplicativos para baixar era grande.
Mas decidi correr o risco e o resultado foi que:
|
(Recortado de foto tirada com ele - Nokia Lumia 532 -, clique e amplie para ter uma ideia boa da qualidade. *Foto tirada com ótimas condições de iluminação!) |
A câmera do Nokia é um pouco inferior em qualidade de imagem, principalmente no vídeo, se comparada a um Samsung da mesma faixa de preço. Mas isso é questão de hardware.
Agora o sistema operacional foi uma boa surpresa, embora tão pouco usado pelo menos no Brasil, a loja de aplicativos da Microsoft oferece um bom replertorio de aplicativos e jogos.
Os aplicativos que já veem instalados foi uma surpresa melhor ainda, vem com aplicativos decentes de visualização de imagem, reprodução de música e vídeo, vem com pouco lixo que pode sim ser desinstalado permanentemente, Ótimos aplicativos de mapa e GPS, e alguns utilitários bem enxutos e funcionais além de aplicativos de office que suportam alguns dos principais formatos do Office para computadores desktop.
A interface de usuário pode não ser tão confortável a primeira vista mas roda macio, mesmo com múltiplas atividades e, com o uso você se acostuma com o modelo de interface.
O maior problema mesmo ficou por conta do navegador (ou browser). Como qualquer sistema Microsoft o navegador padrão que vem é o Internet Explorer, que já não é dos melhores há muitos anos, tanto nos PCs como em outros aparelhos. E não existe Chrome para baixar na loja da Microsoft, o que eu considerei uma retaliação bem feia.
No entanto existem vários navegadores menos conhecidos a disposição, cheguei a baixar um bom mas que infelizmente na versão gratuita tinha um banner permanente de publicidade e isso me fez desinstala-lo.
O sistema também conta com atualizações do sistema a de aplicativos mas são completamente opcionais e mais parecido à um sistema desktop você tem maior domínio sobre o que é e o que não é feito no seu aparelho.
Os usuários mais inexperientes talvez sofrerão com a falta de um cabo para transferência de dados mas este problema é facilmente sanado. Basta baixar um aplicativo que transfere por wi-fi para o computador os arquivos desejados e vice-versa sem necessidade de instalar nada no computador e ainda sem ter que desconectar a internet wi-fi como no wi-fi transfer do Android de aparelho para aparelho. Isto por que o aplicativo usa a rede da internet para fazer a transferência através do roteador.
Concluindo, eu acho muito válido dar oportunidade para sistemas diferentes, além de fugir da "síndrome de android", você está colaborando para a desmonopolização do mercado. E monopólios sempre trazem vários prejuízos aos consumidores.
O recado hoje é esse pessoal, até a próxima!