Jesus Cristo é O Senhor

Jesus Cristo é O Senhor
Cruz da Ordem da Milícia de Jesus Cristo - Ano 1233

Escolhendo sua Flecha - haste, "penas", e ponta.

Neste artigo vou dividir meus conhecimentos e experiência para aqueles que procuram informações para escolher a configuração de suas flechas. Não adianta ter o melhor arco se as flechas não forem boas também.

Dividamos então o artigo pelas partes da flecha.


As Hastes, Varetas ou Shafts

As varetas mais comuns são as de madeira (que variam ainda a madeira usada para fazê-la), as de alumínio, as de fibra de vidro e as de fibra de carbono.

Varetas de madeira



São as mais resistentes quando feitas de madeira adequada, ou seja quando ao menos a direção das fibras está bem alinhada ao longo da madeira. 

Tenho usado varetas feitas com Eucalipto tratado, são leves e resistentes, recomendo usar de 9mm ou talvez um pouco mais grossa para arcos muito potentes.

O nock (local onde a corda do arco empurra a flecha) neste tipo de varetas não precisa ser mais que um entalhe na parte de trás da vareta, podendo ser feito com vários tipos de serra. Eu uso ainda, para garantir a durabilidade com arcos mais fortes, uma linha amarrada e banhada de cola reforçando a madeira para que não se abra com o arranco do disparo somado ao uso contínuo.



9mm ainda atende bem para arcos longbow de 60lbs ou arcos recurvos ou mongois de 50lbs.
Não recomendo usar varetas de madeira de lei devido ao peso destas madeiras e também não recomendo as feitas de pinus, por que esta madeira é mais fraca, tem a fibra mais revessa, e tem grande tendência a empenamentos e rachaduras.

A parte ruim em utilizar varetas de madeira é que são poucos fabricantes e geralmente não são muito flexíveis em relação ao comprimento máximo das varetas, deixando a desejar para quem usa puxada grande. Contudo se você conseguir achar pra comprar da medida que precisa é a melhor opção que já experimentei.


Varetas de fibra de vidro:



São muito resistentes ao flexionamento, leves e duráveis, e também é possível encontrar em tamanhos satisfatórios para quem tem puxada grande, seja pelo tamanho do corpo ou modalidade de puxada.

Contudo estas flechas têm o problemas de se abrirem como varetas de bambu, elas são extremamente resistentes no sentido longitudinal, porém por serem ocas, quando usadas (e quase sempre são) com pontas de encaixe interno, ao serem submetidas a um teste extremo a ponta pode entrar vareta a dentro abrindo a vareta, descolando as fibras.




Contudo ainda isso pode ser atenuado e até consertado depois que já aconteceu de algumas formas.
Você pode substituir a ponta interna por uma externa como as utilizadas em flechas de madeira, porém terá que encontrar ou encomendar uma ponta de diâmetro adequado para tal visto que não dá pra lixar a ponta como pode ser feito no caso das varetas de madeira.

Mas você pode ainda, retirar a ponta interna e re-colar elas com uma supercola de qualidade, visto que geralmente vêm com uma cola bem fraca, isso ajudará a segurar as fibras para que não se abram, pode ainda por um reforço externo com algum fio ou até mesmo fita adesiva larga, é um reforço bem funcional.

Como um todo eu classifico como uma ótima opção.


Varetas de alumínio



São as piores que já usei. São ocas, porém não têm o problema apresentado nas de fibra de vidro pois o metal tem a mesma resistência longitudinal e radial, porém os benefícios param por aí.

Constantemente se entortam, basta um disparo infeliz e a flecha colidir um pouco lateralmente para se entortarem todas, mesmo usando alvos macios, estão constantemente se entortando por qualquer coisa, muito embora seja possível em alguns casos desentorta-las com as mãos, é muito chato e muitas vezes não voltam a ficar satisfatoriamente retas.

Têm ainda um disparo e um voo "duro" que se deve ao fato de não possuírem flexibilidade.


Penas, Feathers ou Vanes

Esta é sem dúvida uma parte fundamental da flecha. Vai ter reflexos visíveis no voo da flecha, seja em um disparo profissional ou um disparo desastroso.

Penas Naturais de Aves



Têm uma performance excepcional, tanto aerodinâmica quanto na sutileza e suavidade ao passar pelo apoio da flecha.

Contudo nos dias de hoje achar penas pode ser uma tarefa difícil, e o processo de beneficiamento da pena (escolher, cortar, afixar) é mais demorado, o que vem pesar uma vez que a durabilidade também é inferior.

Penas naturais são ótimas para se fazer a fixação helicoidal que imprime de fato um bom giro na flecha o que a torna mais estável, porém convém não exagerar no formato helicoidal, pois se ele for muito acentuado custará à flecha muita energia perdida para o ar em disparos de média e longa distância.

"Penas" Artificiais (Vanes)



São uma espécie de borracha especial que fazem o trabalho que até pouco tempo cabia apenas as penas naturais de aves. Têm a vantagem do baixo custo, e fácil afixação, sendo ainda o tipo utilizado em qualquer flecha pronta que a vareta não seja de madeira e muito usada até mesmo nestas.

Infelizmente quase sempre que se compra uma flecha com vanes no lugar de penas, os vanes são retos, ou seja, não imprimem rotação nenhuma na flecha e isso realmente faz falta, já que a rotação dá uma estabilidade muito superior ao voo da flecha.

Têm ainda o inconveniente de não passarem de forma tão suave pelo apoio da flecha, caso não seja um apoio específico para uso de flechas com vanes, como no caso da arqueria tradicional por exemplo, onde o apoio da flecha é a mão do arqueiro ou um contorno esculpido na empunhadura do arco.

Contudo essa passagem não é assim tão desastrosa quanto pode-se imaginar, não passa tão suavemente como as penas naturais mas não causa nenhum dano notório à qualidade do dispáro, especialmente se o arqueiro souber posicionar o nock (local onde a corda do arco toca na flecha) adequadamente à posição dos vanes, pare que estes encostem o menos possível no apoio da flecha.


Têm ainda a vantagem da durabilidade, enquanto as penas naturais com o tempo de uso ficam totalmente amarrotadas, as vanes se conservam perfeitas caso não sofram alguma agressão direta mais pesada (como quando a flecha atravessa um alvo duro e fino e continua até que as vanes colidam com o alvo, neste caso não há nada que resista).


Pontas, Points ou Broadheads

Bom, nesta parte não vou me delongar muito por que é uma questão bem simples, mesmo quem nunca praticou arqueria geralmente já é capaz de selecionar a ponta de suas flechas.

Um ponto importante aqui, é destacar que as pontas industrializadas vêm basicamente em dois formatos:
As roscáveis que são enroscadas em um soquete que é afixado internamente nas flechas de fibra de vidro e alumínio.
E as afixadas e geralmente coladas que são colocadas externamente na ponta das flechas de madeira.



Lembrando ainda que como eu disse, se possível seria interessante usar uma ponta deste tipo nas flechas de fibra de vidro para que estas não se abram desfiando as fibras em casos de impactos extremos, veja a parte sobre as varetas para mais informações. 

Mas cuidado, esteja atento aos diâmetros da vareta e do buraco da ponta que será afixada, pois não é possível regular o diâmetro da vareta de fibra de vidro que é oca!

Points ou pontas para alvo são meramente perfurantes, extremamente resistentes e recomendadas para a pratica do tiro ao alvo, ou treino para caça, pois são robustas e baratas.



Broadheads são pontas especiais, em sua maioria com objetivo de caça, que neste caso são perfurocortantes. Têm uma penetração melhor em animais e um poder letal altíssimo, visto que além de penetrarem mais fundo nos animais geram um grande sangramento.





Vou deixar aqui uma observação para os usuários de flechas de madeira que vão fazer suas próprias pontas de caça. Geralmente nestes casos a afixação da ponta é feita atravez de um entalhe na ponta da flecha.

O que quero transmitir é que esse entalhe deve ser o mais fino possível, logo assim deve ser a ponta a ser afixada, visto que este entalhe reduz severamente a resistência da vareta na ponta e há uma grande ocorrência de quebramento neste local, é bom fazer o entalhe fino, utilizar varetas mais grossas, (nunca de menos de 9mm), e reforçar bastante exteriormente com a amarração. Uma amarração muito forte e que cubra toda a parte entalhada vai ajudar a vareta a não se quebrar tão facilmente.



Se for utilizar as flechas de caça no treino certifique-se de ter local e alvo apropriados para que a flecha não se quebre pois contra alvos como madeira, tijolos, compensados e etc, é quase certo o trauma da flecha.


Então é isso pessoal, espero ter contribuído e sanado dúvidas.

Esteja a vontade para navegar e comentar nas publicações e nos artigos.

Obrigado por acessar o Canil do Cão Pastor!

Um comentário:

Significado do Nome

Existem 3 tipos de pessoas:

-As ovelhas, são as pessoas boas;
-Os lobos, são as pessoas más;
-Os cães pastores, são as pessoas boas que lutam contra as más.

Entre em contato com Cão Pastor.

Nome

E-mail *

Mensagem *