Jesus Cristo é O Senhor

Jesus Cristo é O Senhor
Cruz da Ordem da Milícia de Jesus Cristo - Ano 1233

O que já aprendi, Sobre Arremesso de Facas

O arremesso de facas é uma habilidade mortal e extremamente eficiente dentro de seu raio de ação ideal, que pode-se dizer que seja algo como 1,5 a 8 metros.

Contudo não é uma habilidade fácil de se adquirir, exige técnica e muito treino. Especialmente para uso em combate requer um treino mais intenso e muita dedicação pois você precisará efetuar o arremesso adequadamente regulando para a distância do alvo e quando o alvo é um oponente a distância é imprevisível. Sendo necessário estar treinado para arremessar em qualquer distância dentro do perímetro de alcance útil da modalidade.

No mundo do arremesso de facas pelo que já estudei, existem basicamente dois tipo de arremesso, com giro (spin) e sem giro (no-spin), porém, apesar dos nomes, em ambos os tipos de arremesso a faca gira, porém no arremesso sem giro (no-spin) ela vai girar o mínimo necessário.

Existe um mito criado possivelmente por Hollywood em que o arremessador de facas segura a faca pela lâmina. Isto é um mito mesmo, não existe nenhuma vantagem ao segurar a faca pela lâmina.

-- off --
Hollywood não serve de base para o mundo do combate ou militar, veja que as armas disparadas com silenciador nos filmes fazem aquela especie de assobio, quando na verdade o som real é o mesmo do tiro normal porém muito mais enfraquecido, sendo que utilizando um silenciador ou supressor de ruído de boa qualidade o som é quase nulo, sendo que o som que o projétil produz ao acertar o alvo é bem mais alto. Mas voltando ao arremesso de facas...
-- off --

Arremesso com giro

No arremesso com giro, o arremessador irá arremessar a faca como se estivesse cortando o ar, porém empunhando a faca de forma igual ou semelhante à imagem a seguir:


Neste tipo de arremesso o arremessador irá descobrir pela experiência à quais distâncias de si, a faca fica com a ponta para o alvo no momento do impacto e irá procurar atirar mantendo o mesmo movimento para ter a mesma rotação sempre e calibrar a distância em que está do alvo para que a faca acerte o alvo com a ponta.

 Por este motivo eu considero este tipo de arremesso inferior para combate, pois como citado acima, em um combate não é fácil poder escolher a distância de ataque.

Arremesso sem giro (no-spin throw)

Este arremesso tem uma versatilidade e eficiência mortal. Contudo é importante deixar claro que não existe arremesso sem giro, mas sim com pouco giro.

Alguns mestres em arremesso como Ralph Thorn (tem livro e vídeo aulas, uma amostra de suas aulas estão disponíveis no Youtube) que sem dúvida são mestres exímios na prática do arremesso, contundo insistem em dizer que o arremesso não tem giro algum como ilustrado neste livro:



Este arremesso desenhado é fisicamente impossíveis, e vendo seus respectivos arremessos reais com calma e quadro a quadro, é possível constatar sem dúvidas que a faca está girando depois de solta, porém pouco.

A imagem a seguir demonstra como estes mestres dizem funcionar o arremesso sem giro e como ele realmente funciona:


A linha laranjada na imagem mostra o percurso que a faca faz na mão do arremessador e a linha verde o percurso no ar.

Neste tipo de arremesso a empunhadura é um pouco diferente. Algo como na foto a seguir:


O dedo por cima será responsável por diminuir o giro da faca, após os dedos que estão segurando a faca a soltarem este dedo por cima do cabo da faca continuará por uma fração de segundo encostado a faca, imprimindo uma propulsão no cabo e reduzindo o giro da mesma, visto que esta propulsão está no sentido contrário do giro.

Contudo é necessário também um ajuste no movimento do pulso também no sentido a reduzir a rotação impressa na faca.

Com o treino, o arremessador saberá dosar o giro da faca para curtas e longas distâncias de forma a fazer a trajetória semelhante a da imagem acima (parte debaixo da imagem).

Ou seja a faca irá apenas completar o giro até fica com a ponta para o alvo pela primeira vez, contudo se o alvo não for atingido a faca continuará girando, a faca nunca deixa de girar e segue reto com uma flecha.

Em casos de arremessos ao alvo a grandes distâncias como 20 ou até 30 metros, os mestres desta técnica chegam a deixar a faca dar uma giro um pouco maior que 360º, quando no arremesso com giro a faca darias varias e varias voltas mesmo a 10 metros.

O arremesso de facas tem um poder altamente mortal, bem mais que aplicar uma facada direta ao oponente, acredite ou não, o poder do arremesso é incrível, não só de facas mas também de machados, lanças e afins.

Tudo o que se arremessa geralmente se obtém uma energia muito superior e logo uma penetração ou destruição bem maior. Isto pode ser explicado pelo movimento com trajetória maior e devido ao fato do cérebro reduzir fortemente a força que se emprega em um golpe direto visando reduzir a geração de energia cinética para poupar o corpo de danos. 

Já quando se vai arremessar algo o cérebro tende a deixar que se imprima uma maior quantia de força através de uma trajetória mais longa, gerando altas quantias de energia cinética, visto que o impácto se dará longe do corpo do arremessador e seu membro arremessador, impossibilitando danos a estes com o impacto no alvo.

Existem ainda fenômenos físicos mais complexos os quais não compreendo que causam esta diferença de performance, que embora eu não saiba explicar, podem ser notados de forma surpreendente em vídeos onde pessoas golpeiam porções de gelatina balística com facas, espadas e outras armas brancas.

Assustadoramente quando acertada com um golpe direto a gelatina balista sofre danos mínimos e repele a arma, porém quando acertada por arremessos a arma tem uma penetração muito boa e fica espetada profundamente nele.

Aqui temos um vídeo que fiz mostrando alguns arremessos e este poder impressionante dos arremessos comparado à uma apunhalada direta.



Espero que este artigo lhe tenha sido de utilidade, obrigado por navegar no Canil do Cão Pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Significado do Nome

Existem 3 tipos de pessoas:

-As ovelhas, são as pessoas boas;
-Os lobos, são as pessoas más;
-Os cães pastores, são as pessoas boas que lutam contra as más.

Entre em contato com Cão Pastor.

Nome

E-mail *

Mensagem *