Estava eu olhando umas coisas que guardei em cima do guarda-roupas e encontrei esse precioso artefato que fiz em casa.
Utilizando apenas dois pregos de dois tamanhos diferentes, um cabo de vassoura e um pouco de barbante. Vou descrever como o fiz, se alguém quiser tentar fazer, mas adianto que me tomou bastante tempo e exigiu paciência, especialmente pra fazer a ponta da fisga móvel.
OBS: Clique nas fotos para obter uma vista ampliada.
Primeiramente vamos falar do cabo de vassoura usado que como pode se ver é um bom cabo, não é feito de pinus ou eucalípto, é uma madeira um pouco melhor, não significa que não seja possível usar um cabo inferior para fazer o mesmo, cabe a pessoa julgar se quer uma ferramenta mais durável ou mais barata.
Então vamos lá, peguei um prego gigante e encontrei uma broca levemente mais fina que ele, então com muito cuidado com o alinhamento fiz um furo em sentido axial no centro da ponta do lado de baixo do cabo de vassoura.
Posteriormente cortei a cabeça do prego grande e lixei alguns centímetros da ponta cortada em torno apenas no intuito de fazer com que o acabamento superficial do prego nesta região ficasse bem áspero, dei uma pequena arredondada neste mesmo lado na ponta cortada no esmeril para que entrasse sem rasgar as paredes internas do furo do cabo de vassoura.
Em seguida reforcei alguns centímetros da ponto do cabo de vassoura em que fiz o furo, enrolando barbante em volta bem apertado, para só então introduzir o prego com a ponta pra cima na base da marretada, a madeira pode chegar a rachar mas com a amarradura de barbante isso não será grande problema.
Agora é hora de fazer a ponta do arpão com a fisga.
Primeiro você faz uma ponta boa no prego em uma máquina de desbaste como o esmeril, depois você faz um furo radial no prego grande que é a ponta do arpão, bem próximo a ponta mesmo, com uma broca levemente maior que o prego que pretende usar de fisga.
Feito isso, chegou a parte mais difícil, você precisa fazer um rebaixo na lateral do prego maior um pouco abaixo do furo que você fez nele, que será a trava da fisga móvel, esta parte exigirá muita paciência para calibrar o encaixe, eu primeiro fiz um rebaixo com o esmeril e depois usei uma broca média pra fazer o rebaixo, porém precisará de muitas calibradas até que a fisga encaixe relativamente fácil e não saia do lugar atoa.
Para fazer a fisga, você pegará o prego menor, cortará a beça, fará ponta em um dos lados bem afiada. Então fará uma curvatura aberta no outro lado entortando o prego, depois passará a ponta pelo buraco da ponta do arpão, até que fique mais ou menos dois terços mais prego saindo pro lado onde fica a ponta da fisga, então você entorta pra baixo as duas partes com uma dobradura bem acentuada aprisionando a fisga na ponta do arpão.
É agora que você fará a calibragem do rebaixo da ponta para servir de encaixe para a ponta não afiada da fisga. Agora que será preciso mais paciência para calibrar o rebaixo com o auxílio de uma broca e a envergadura do prego que faz a fisga com um alicate de ponta fina.
Boa sorte e boa pescaria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário